domingo, 29 de maio de 2011

" Empresas procuram por profissionais da área de tecnologia da informação"

Até 2014, haverá um déficit de 800 mil vagas no setor, segundo a FGV.
Pesquisa indica que 86% das companhias precisam de programadores


Pois é, queridos leitores,este foi o título da reportagem do G1 que vi esta semana e que, apesar de não tão atual, muito me chamou a atenção. E já que estamos aqui tratando da comunicação estratégica no meio empresarial, resolvi compartilhá-la com vocês, principalmente porque se trata de uma área nova, mas que vem se tornando cada vez mais fundamental nas organizações, e, como se percebe na reportagem em questão, a demanda de profissionais capacitados, não tem acompanhado a oferta dos mesmos.

No contexto da globalização, com o perceptível e crescente desenvolvimento tecnológico, o armazenamento, acesso e o uso das informações tem se tornado cada vez mais integrado aos recursos de computação. Hoje, há programas cada vez mais sofisticados que possibilitam um melhor desenvolvimento das atividades nos mais diversos setores de uma organização.


A informação é o combustível para a prosperidade, assim como a célula estrutural do processo comunicativo. Contribui, portanto, para o processo da comunicação estratégica, uma vez que é mecanismo de se traçar objetivos e, as novas tecnologias relacionadas a ela, facilitam estes processos, tornando-os cada vez mais eficientes.

Nesse aspecto, as tecnologias de informação oferecem um diferencial para a organização, uma vez que buscam facilitar os processos relacionados. É claro que, os programas de computador por si só, não gerenciam ou administram uma empresa, mas contribuem significativamente para o trabalho destes profissionais.

Diante da citada importância da informação atualmente, e, portanto, da informatização que possibilitam-lhe um melhor aproveitamento, podemos voltar para a questão do mercado de trabalho trazido na reportagem acima apresentada. Afinal, desenvolver, implementar e atualizar soluções computacionais cabem aos profissionais da área da Tecnologia da Informação, que contemplam cursos como: ciência da computação, engenharia da computação e sistemas de informação, ou cursos com focos mais técnicos, como tecnologia em redes de computadores e tecnologia em banco de dados, além de certificações e cursos de pós-graduação para profissionais já formados.

Portanto, leitores, se vocês ainda não sabem que carreira seguir, aí está um campo que, como dito, tende a crescer cada vez mais e demandar profissionais qualificados




Leia mais:

http://www.infowester.com/ti.php

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas-informatica/gestao-tecnologia-informacao-602503.shtml

Um comentário:

  1. As inscrições para os cursos tecnólogos da PUC-Campinas vão até domingo (26). São seis cursos tecnólogos, entre eles o de "Gestão de Tecnologia da Informação".
    Acesse site e confira os cursos:
    http://www.puc-campinas.edu.br/vestibulardeinverno2011/cursos.aspx

    ResponderExcluir