sábado, 7 de maio de 2011

Mensagens do tipo direta e indireta

Existem diversas formas de promover a comunicação, podendo ser do tipo direta ou do tipo indireta. Comunicação esta que permite uma interação nos indivíduos que a fazem, gerando conseqüências que podem gerar aspectos positivos e aspectos negativos.

A Comunicação com troca de mensagens, pode ser do tipo direta ou indireta.
Comunicação direta simétrica, é quando os processos se identificam mutuamente, ou seja, o remetente identifica o recebedor, e o recebedor identifica o remetente. Já a comunicação direta assimétrica, é quando o remetente identifica o recebedor e o recebedor não identifica o remetente.

Comunicação indireta, ocorre quando há uma entidade intermediária, através de quem recebe ou envia a mensagem.
Existem diversas formas de um emissor transmitir uma mensagem para o receptor. Porém, para que a transmissão dessa mensagem tenha sucesso, alguns cuidados devem ser adotados. É necessário que ao escolher algum desses tipos de comunicação, seja entendido os impactos que essa escolha pode acarretar. Mas... Que tipo de impactos são estes?

Ao enviar uma mensagem indireta, é necessário ter a consciência, de que a mensagem poderá não ser entendida da forma devida, o que poderá gerar uma série de confusões na comunicação, como: o entendimento errado, que poderá gerar uma resposta que não agrade o remetente, além do possível, não recebimento da mensagem enviada.
Mensagens diretas, são as mais utilizadas na comunicação atualmente, já que é uma boa forma de entender o que é enviado, o que ocasionará em uma resposta que normalmente atenderá as expectativas do recebedor. Sendo então uma comunicação positiva, que favorece em diversos aspectos as interações entre indivíduos.

Enfim, há diversas formas de se comunicar, mas escolher qual forma se adéqua ao momento e aos indivíduos é fundamental para que haja sucesso na comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário