domingo, 29 de maio de 2011

" Empresas procuram por profissionais da área de tecnologia da informação"

Até 2014, haverá um déficit de 800 mil vagas no setor, segundo a FGV.
Pesquisa indica que 86% das companhias precisam de programadores


Pois é, queridos leitores,este foi o título da reportagem do G1 que vi esta semana e que, apesar de não tão atual, muito me chamou a atenção. E já que estamos aqui tratando da comunicação estratégica no meio empresarial, resolvi compartilhá-la com vocês, principalmente porque se trata de uma área nova, mas que vem se tornando cada vez mais fundamental nas organizações, e, como se percebe na reportagem em questão, a demanda de profissionais capacitados, não tem acompanhado a oferta dos mesmos.

No contexto da globalização, com o perceptível e crescente desenvolvimento tecnológico, o armazenamento, acesso e o uso das informações tem se tornado cada vez mais integrado aos recursos de computação. Hoje, há programas cada vez mais sofisticados que possibilitam um melhor desenvolvimento das atividades nos mais diversos setores de uma organização.


A informação é o combustível para a prosperidade, assim como a célula estrutural do processo comunicativo. Contribui, portanto, para o processo da comunicação estratégica, uma vez que é mecanismo de se traçar objetivos e, as novas tecnologias relacionadas a ela, facilitam estes processos, tornando-os cada vez mais eficientes.

Nesse aspecto, as tecnologias de informação oferecem um diferencial para a organização, uma vez que buscam facilitar os processos relacionados. É claro que, os programas de computador por si só, não gerenciam ou administram uma empresa, mas contribuem significativamente para o trabalho destes profissionais.

Diante da citada importância da informação atualmente, e, portanto, da informatização que possibilitam-lhe um melhor aproveitamento, podemos voltar para a questão do mercado de trabalho trazido na reportagem acima apresentada. Afinal, desenvolver, implementar e atualizar soluções computacionais cabem aos profissionais da área da Tecnologia da Informação, que contemplam cursos como: ciência da computação, engenharia da computação e sistemas de informação, ou cursos com focos mais técnicos, como tecnologia em redes de computadores e tecnologia em banco de dados, além de certificações e cursos de pós-graduação para profissionais já formados.

Portanto, leitores, se vocês ainda não sabem que carreira seguir, aí está um campo que, como dito, tende a crescer cada vez mais e demandar profissionais qualificados




Leia mais:

http://www.infowester.com/ti.php

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas-informatica/gestao-tecnologia-informacao-602503.shtml

terça-feira, 24 de maio de 2011

Redação Empresarial na Comunicação Estratégica

Olá leitores,
O assunto de hoje é a importância da redação empresarial na Comunicação Estratégica. Atualmente, é fato que escrever é comunicar-se. Entretanto ao escrevermos, não precisamos ficar totalmente obcecados em demonstrar erudição e cultura gramatical. Então,se quisermos escrever bem, de forma assertiva, devemos prestar atenção à três funções básicas de uma redação: produzir uma questão ou resposta, tornar o pensamento comum e convencer. Essas três funções são imprescindíveis para uma comunicação estratégica eficiente em um âmbito empresarial. Dessa forma, fica claro que quem escreve bem, pensa bem, expressa com clareza suas idéias e apresenta argumentos convincentes,usa a força poderosa da linguagem, alcançando assim, uma comunicação estratégica eficiente.
Até a próxima postagem!

http://www.unitoledo.br/anexos/paginas/98-Reda%C3%A7%C3%A3o%20Empresarial%20-%20Modelo%20NET.pdf
http://www.guiarh.com.br/x6.htm

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Comentário sobre o que é comunicação estratégica.(http://www.youtube.com/watch?v=6wzMF4TdCko)

Video bastante interessante para compreender a noção da comunicação organizacional estratégica,com a opinião de vários profissionais do ramo.

"A comunicação estratégica dá transparência aos negócios da empresa"
A empresa faz parte de uma sociedade , ela se torna uma entidade,então ela tem que se comunicar bem com todo esse público,seja o público que consome, o parceiro, o interno, para que ela seja parte de um todo social.

Assim a empresa transmite seu marketing , seus valores,sua responsabilidade social,e ao longo do tempo se transforma no princial ativo da empresa.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Determinando os objetivos da comunicação

Olá leitores! Hoje falaremos um pouco mais sobre como determinar os objetivos da comunicação.
Para se definir o objetivo da comunicação empresarial é necessário, primeiramente, saber o que se espera do público alvo como resposta. O que se quer obter ao se transmitir determinada mensagem? Com uma definição clara dos objetivos você consegue construir uma comunicação pensando estrategicamente, de acordo com o que se deseja de resposta do seu público. Portanto, só será bem sucedida a comunicação que alcançar a resposta esperada.
Determinar os objetivos da comunicação significa atrelá-la à estratégia da empresa, por isso é um dos primeiros passos da comunicação estratégica. A comunicação vai ser usada como um instrumento para alcançar esses objetivos, além de divulgar informações, compartilhar a missão, a visão, a estratégia e os valores organizacionais da empresa.
Portanto, antes de desenvolver qualquer passo da comunicação estratégica, defina: qual é o objetivo real da mensagem contida na comunicação? Dessa forma, será muito mais fácil se obter o sucesso.

Fontes:
- Comunicação Empresarial/Paul A. Argenti; tradução Adriana Rieche. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2006, 4ª reimpressão ;

sábado, 7 de maio de 2011

Mensagens do tipo direta e indireta

Existem diversas formas de promover a comunicação, podendo ser do tipo direta ou do tipo indireta. Comunicação esta que permite uma interação nos indivíduos que a fazem, gerando conseqüências que podem gerar aspectos positivos e aspectos negativos.

A Comunicação com troca de mensagens, pode ser do tipo direta ou indireta.
Comunicação direta simétrica, é quando os processos se identificam mutuamente, ou seja, o remetente identifica o recebedor, e o recebedor identifica o remetente. Já a comunicação direta assimétrica, é quando o remetente identifica o recebedor e o recebedor não identifica o remetente.

Comunicação indireta, ocorre quando há uma entidade intermediária, através de quem recebe ou envia a mensagem.
Existem diversas formas de um emissor transmitir uma mensagem para o receptor. Porém, para que a transmissão dessa mensagem tenha sucesso, alguns cuidados devem ser adotados. É necessário que ao escolher algum desses tipos de comunicação, seja entendido os impactos que essa escolha pode acarretar. Mas... Que tipo de impactos são estes?

Ao enviar uma mensagem indireta, é necessário ter a consciência, de que a mensagem poderá não ser entendida da forma devida, o que poderá gerar uma série de confusões na comunicação, como: o entendimento errado, que poderá gerar uma resposta que não agrade o remetente, além do possível, não recebimento da mensagem enviada.
Mensagens diretas, são as mais utilizadas na comunicação atualmente, já que é uma boa forma de entender o que é enviado, o que ocasionará em uma resposta que normalmente atenderá as expectativas do recebedor. Sendo então uma comunicação positiva, que favorece em diversos aspectos as interações entre indivíduos.

Enfim, há diversas formas de se comunicar, mas escolher qual forma se adéqua ao momento e aos indivíduos é fundamental para que haja sucesso na comunicação.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Reputação e Credibilidade

A palavra reputação significa a visão que o público tem da organização.
Os fatores que giram em torno da reputação estão relacionados a qualidade do produto e/ou serviços, a solidez, ao atendimento, entre outros.
Para ter uma boa reputação, a empresa necessita ter credibilidade, onde o público-alvo possa conhecer o caminho que a instituição está trilhando e onde ela deseja chegar. Desta forma, acontecendo algum fato anormal ou até mesmo uma crise na empresa, ela terá como lidar facilmente com o público, que por sua vez, confia em seu trabalho.
E é por este motivo que muitas instituições conseguem superar as crises, pois elas fazem um investimento bilhante no que chamamos de comunicação, obtendo credibilidade e confiança.
O que o público-alvo realmente precisa é que a empresa seja quem ela diz ser. E que haja um plano da empresa, da reputação que ela tem e da que ela deseja ter, pois a credibilidade é o fator mais importante para a reputação.


Referêcia: www.ideia.com.br/ideia/comunicacaoereputacao.pdf