segunda-feira, 27 de junho de 2011

Despedida.

Olá leitores! Infelizmente, venho lhes dizer que o nosso blog se encerra por aqui. Espero que vocês tenham gostado de todo o material publicado, pois foi preparado com muito esforço, com o objetivo de não só cumprir o pré-requisito da matéria ADM 202 da Universidade Federal da Bahia, ministrada pelo professor Ernani Coelho Neto, como também de informar e fornecer material de qualidade para os nossos leitores.
Espero que o nosso objetivo tenha sido alcançado, como toda comunicação bem sucedida!

Para finalizar, fica a dica da comunicação estratégica: temos que determinar os objetivos, decidir os recursos disponíveis, diagnosticar a reputação da organização em relação ao público-alvo, transmitir as mensagens adequadamente e analisar as respostas desse público (o feedback). Segue um esquema para facilitar suas decisões (esquema retirado do livro “Comunicação Empresarial” de Paul A. Argenti, p. 42, fig. 2.2):
• A EMPRESA: O que a empresa deseja que cada público faça? Que recursos estão disponíveis? Qual a reputação da empresa?
• MENSAGENS: Qual é o melhor canal de comunicação? Como a empresa deve estruturar a mensagem?
• PÚBLICOS: Quais são os públicos da empresa? Qual é sua atitude em relação à empresa e ao tópico em questão?
• RESPOSTAS DO PÚBLICO: Cada público alvo respondeu da maneira que a empresa desejava? A empresa deve revisar a mensagem à luz das respostas do público?
É isso, pessoal, ficou a dica e espero que vocês tenham gostado. Lembrem-se sempre da nossa mensagem: da importância de vincular a estratégia geral da organização com os seus esforços de comunicação!


Abraços!
Equipe do blog Comunicação Estratégica.

As vezes não comunicar é a estratégia!



Olá leitores!
Estamos aqui sempre falando da importância da comunicação, no aspecto de mantê-la sempre em vigor, em prática, baseado numa estratégia, mas será que não há casos em que o “truque” é justamente manter essa informação em segredo, evitando, portanto, os meios comunicativos?
A verdade é que todas as organizações possuem segredos de negócio e, portanto, informações estratégicas que não podem ser comentadas, divulgadas, apresentados em trabalhos acadêmicos sem autorização, em eventos comerciais, em locais públicos, como, por exemplo, numa conversinha com um taxista, entre outros.
A Apple, por exemplo, é uma empresa que preza muito pelo sigilo de suas informações, sendo, principalmente os aspectos referentes aos produtos, mantidos secretos até entre os próprios funcionários. Chega ao ponto que nem aqueles que trabalham na linha de montagem sabem a “cara final” que terá um lançamento da marca. A busca por reter as informações dentro da empresa é máxima, de forma que os trabalhadores ao serem contratados têm que assinar acordo de confidencialidade, sendo proibidos inclusive de comentar com cônjuges e parentes; ao deixar as fábricas é verificado se estão portando algum aparelho metálico; várias empresas terceirizadas entregam peças para confecção do produto, entre outras medidas.
Com isso, percebe-se que, apesar da a quantidade e qualidade da tecnologia utilizada dentro da organização visando a contenção do vazamento de informações por meio dos sistemas tecnológicos, é mais fundamental o cuidado com retenção por parte das pessoas.
Nota-se, portanto, que é preciso para o sucesso de uma organização, não só cuidar devidamente da parte da comunicação, como também da falta dela. Impedir o vazamento de informação é uma estratégia importante para manter a diferenciação do produto, bem como a inovação e pioneirismo.


Leia mais: http://www.cbsi.com.br/artigos/pessoas.htm

Comunicação no São João

Já que estamos no período junino, vamos tratar de um tema fundamental para o sucesso das festividades. Ah! Vocês não acharam que a comunicação ia ficar de fora da festa, né?



Para começar, todas essas associações que são feitas, referindo-se a este período do ano, devem-se à comunicação. Aprende-se, desde pequenos, a conhecer e valorizar os atrativos do período junino. Nossas famílias, a televisão, a internet e o jornal , por exemplo, passam a ideia de valorização da festa como um grande patrimônio cultural do povo brasileiro, em especial o povo que habita as regiões interioranas do país. Dançar um forrozinho, especialmente nesta época, embalado ao sabor dos quitutes típicos da época como canjica, pamonha e amendoim, entre outros, representa o viver o são João na sua plenitude. Não podemos deixar de citar também a força “sobrenatural” que nos impulsiona para o interior, principalmente devido à grandiosidade das festividades lá encontradas. E as justificativas para todas essas questões, queridos leitores, se encontram na busca pelo lucro, apoiadas, claro, como já dito, pela comunicação.

É comum, por exemplo, a comunicação através de anúncios valorizando as comidas típicas, a dança e as festas, tudo, para atrair mais turistas. Assim, esta festividade virou mais uma excelente oportunidade para o desenvolvimento do mercado, principalmente das pequenas cidades. ”Na Bahia, por exemplo, o Governo do Estado vai investir quase R$ 10 milhões na festa junina deste ano, incluindo”: divulgação em feiras e em eventos de turismo em todo o país, contratação de atrações. Tudo passando por uma prévia estratégia de planejamento, tendo, inclusive, ocorrido reuniões de autoridades a fim de atrair um número maior de visitantes para o estado durante o mês de junho.

Como se pode perceber, querido leitor, nosso tão esperado São João conta com um forte elenco de ações estratégicas que inclui planejamento, comunicação e logística que não só reforça as tradições do período, como divulgam e suscitam o desejo maior pelas festividades e produtos oferecidos. Além de, claro, mover milhões de reais, aquecendo a economia do país, principalmente a das cidades do interior do país.

sábado, 18 de junho de 2011

Confira os Seis degraus para agregar valor à marca através da comunicação. Fique Ligado!

Não é novidade para nenhum empresário o fato de o valor de uma marca ser construído através da comunicação, principalmente, aquela transmitida boca a boca.

No entanto, o consumidor moderno não está mais interessado apenas na marca em si, o perfil dele ficou mais crítico, devido à facilidade de acessar informações nos dias atuais. O meio ambiente e a sustentabilidade se tornaram assuntos que interferem ativamente no vínculo entre consumidores e marca.

Vamos então, conhecer os Seis Degraus para alcançar uma boa comunicação através da marca!


1º degrau: Percepção
A empresa deve criar um observatório, com o intuito de monitorar as ações internas e externas, situando-as em relação aos seus concorrentes, delineando o comportamento e verificando como os seus produtos estão sendo recebidos.

2º degrau: Questões públicas
Consistem em mapear o público da empresa. Que podem variar de clientes, empregados, fornecedores, sindicatos, imprensa, comunidade. Dependendo da atividade-fim da instituição. A dimensão que se quer dar à marca (local, regional ou global) está incluso nesta etapa.

3º degrau: A mensagem
Aqui será definido os estilos e estruturação das mensagens a serem transmitidas aos públicos. O que a marca deve dizer ao consumidor/cliente? E aos colaboradores? O que o fornecedor deve conhecer a respeito da empresa? São questões que devem ser abordadas nesta etapa do processo.

4º degrau: O(s) meio(s)
Você sabe o que dizer, mas falta saber como dizer. A mensagem deve chegar até o público sem distorções e de maneira perfeitamente compreensível. Sabendo também se adequar a diferentes públicos-alvo.

5º degrau: Questões financeiras
Todo investimento deve ser bem detalhado financeiramente, e a comunicação não foge a essa regra. Um orçamento detalhado, pesando os valores do investimento e os benefícios esperados, é importante nos momentos de decisão.

6º degrau: Avaliação
Com o plano da comunicação posto em prática, chega a hora de avaliar. Os objetivos esperados foram atingidos? As mensagens chegaram até os públicos sem distorções? Tudo deve ser mensurado, demonstrando que valeu a pena cada centavo investido.


Concluo essa postagem, com uma mensagem que resume muito do que já foi dito.

"As maiores empresas têm na comunicação o componente mais importante dos relacionamentos; sempre digo que para se ter relacionamentos excelentes, é necessário haver uma comunicação excelente", Paulo Nassar.

Saiba Mais: http://www.administradores.com.br/informe-se/marketing/veja-os-6-degraus-para-agregar-valor-a-marca-atraves-da-comunicacao/40304/

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mais uma vez o tal de Facebook...



Quais são de fato as estrátegias de comunicação no Facebook?
... Vamos citar algumas dicas e conclusões:
nª1:É muito importante unir-se aos grupos indicados e focados em seu negócio. Pouco adianta participar de grupos de temas abertos, sem foco no seu ramo de atuação.
nª3:Entenda sua rede. A relação direta online com sua rede é de inteira importância para criar um vínculo profissional e manter contato constante e atualizado.

Sem dúvida, o ponto chave da relação com o cliente é a fidelização: trabalhar sempre com o intuito de manter o cliente a longo prazo. Para isso é fundamental gerenciar uma relação saudável e atualizada com seu público em rede. A estratégia sempre será: captar o cliente (através da web, blogs ou outras redes sociais), adicionar em sua rede no Facebook (com um bom perfil de apresentação) e iniciar o relacionamento mantendo suporte ativo e informações úteis através da plataforma.

O trabalho deve ser constante, a divulgação dentro da própria rede se converterá em bons resultados...ATÉ A PRÓXIMA POSTAGEM, AGUARDEM...

você sabia que a Johnson & Johnson esta entre as melhores em pesquisa de reputação?


Pois é,caros leitores,de fato a J&J esta definitivamente entre as principais empresas em pesquisa de melhor reputação e divulgação. Não surpreende quando se considera o cuidado que a empresa tem em garantir um forte elo entre a visão e a comunicação.
Portanto,fica claro que é de fundamental importância desenvolver a estratégia geral da empresa,tendo em vista a comunicação conforme manifestado na declaração de missão e visão da empresa.

Fica a dica!

referência:pág 45 do livro COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL DE PAUL A.ARGENTI

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Os canais de comunicação

Olá leitores! A postagem de hoje falará um pouco mais sobre os canais de comunicação. Na hora de se transmitir uma mensagem, eles são essenciais para que o objetivo final seja alcançado, afinal, cada meio de comunicação pode atingir a públicos alvos diferentes, assim como pode adaptar-se aos recursos que a empresa dispõe para realizar a comunicação.


Mas enfim, o que é um meio de comunicação? Ele nada mais é do que um instrumento ou a forma de conteúdo que é utilizado para realizar a comunicação. Existem diversos meios comunicacionais, pode-se escolher a televisão, os jornais, um anúncio numa revista, um discurso, uma propaganda numa rádio... Enfim, desde uma propaganda boca a boca até um grande anúncio, o que não faltam são opções de canais. A dificuldade está em saber escolhe-los bem, pois são muito influentes na mensagem que é interpretada pelo receptor, ou seja, na comunicação com o público alvo.
Como devo escolher o canal de comunicação e quais fatores influenciam nessa decisão? A dimensão e a distribuição do mercado consumidor e a sua natureza são os primeiros fatores que pesam nessa estratégia. Conhecer o publico alvo, saber sua quantidade e o seu perfil são pontos fundamentais. A característica da mensagem também, se ela é de natureza formal ou informal, se é informativa ou persuasiva. Depois é necessário pesquisar a concorrência, se ainda existe algum canal não explorado ou que não esteja sendo bem explorado. E então os recursos disponíveis da empresa, se ela está numa posição favorável que possibilita a utilização de grandes meios de comunicação, ou se se faz necessário o uso de canais menores.
Muita pesquisa e muito conhecimento estão relacionados com essa escolha, que é, sem dúvidas, uma das mais importantes dentro do processo de comunicar-se estrategicamente, e muitas empresas falham justamente nesse quesito, não adaptando os meios à mensagem e ao receptor. Por tanto, fiquem atentos na hora de escolher os seus canais e até a próxima postagem!



Fontes:
• - http://student.dei.uc.pt/~jaco/apres_mkt/mkt_6.html
• http://pt.wikipedia.org/wiki/Meios_de_comunica%C3%A7%C3%A3o

terça-feira, 14 de junho de 2011

Redes Sociais

Olá leitores,
Hoje o assunto é a importância das redes sociais no ambiente organizacional. As redes sociais estão se tornando cada vez mais ferramentas eficazes e fundamentais no mercado de trabalho. Elas auxiliam na sua carreira profissional através do networking, possibilitando novas recolocações e a inicialização no mercado. Além de muitas das vezes oferecerem um espaço exclusivo para a divulgação de currículos.

Algumas redes pessoais que trazem entretenimento estão sendo bastante utilizadas e estão ganhando maior espaço dentro do campo profissional, como por exemplo: Facebook, Orkut, Twitter e outros. Porém, o problema de todas as redes é o mesmo, são criadas e não são mantidas (atualizadas), muitos perfis são criados e esquecidos tornando as redes obsoletas.

Por isso, reserve um tempo do seu dia, nem que seja algumas horas, para atualizar e interagir com a rede, ela será uma boa estratégia para alavancar sua carreira.

Saiba mais:http://www.profissionaisti.com.br/2010/03/a-importancia-das-redes-sociais-no-mercado/

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Comunicação Não-Verbal




Olá leitores!
Nessa nova postagem iremos falar sobre outro ramo da comunicação que ainda não foi abordado em nosso blog e que merece bastante atenção, sendo um tipo de comunicação que está presente em todos os momentos do nosso dia-a-dia. Iremos falar agora, um pouco sobre a Comunicação Não-Verbal.

Comunicação não-verbal, é aquela que não é feita com sinais verbais, fala ou escrita.

A simbologia é uma das formas deste tipo de comunicação, podendo ser: sinalizações, logotipos, ícones, gestos, expressões, ou seja, são símbolos constituídos basicamente de cores, formas e tipografia. Ao combinarmos esses elementos, possivelmente formaremos idéias e conceitos de forma figurativa ou abstrata, abrindo a possibilidade de mais de um pensamento, que dependerá do grau de conhecimento de cada pessoa acerca do assunto tratado.

Um ponto interessante dentro desse tipo de comunicação, é que ela representa a primeira impressão de uma pessoa, levando-se em conta que nossos gestos dizem muito a respeito de nossa personalidade. Se possuirmos gestos desleixados e rápidos irá transparecer a idéia de descontração e jovialidade, entretanto, se possuirmos gestos assertivos e leves irá transparecer a idéia de seriedade e segurança.

Na interação pessoal, os movimentos faciais e corporais são também determinantes para que o processo de comunicação seja eficiente. A seguir iremos citar alguns movimentos, que muitas vezes são involuntários, mas que intereferem na transmissão da mensagem:

1) Expressão facial: não é fácil avaliar as emoções de alguém apenas a partir da sua expressão. Por vezes os rostos transmitem espontaneamente os sentimentos.
2) Movimento dos olhos: Tem papel muito importante na comunicação. Um olhar fixo pode ser entendido como prova de interesse, ameaça ou provocação. Desviar os olhos quando o emissor fala é uma atitude que tanto pode transmitir a idéia de submissão como a de desinteresse.
3) Comportamentos não-verbais da voz: a entoação (qualidade, velocidade e ritmo da voz) revela-se importante no processo de comunicação. Uma voz calma geralmente transmite mensagens mais claras do que uma voz agitada.
4) Aparência: a aparência de uma pessoa, reflete normalmente o tipo de imagem que ela gostaria de passar. Projetando o que são, e como gostariam de ser tratadas.

Tais gestos e expressões influenciarão em momentos decisivos de nossas vidas, como por exemplo, entrevista de emprego então, é imprescindível que saibamos utilizar esse tipo de comunicação de forma estratégica, com o intuito de atingir o objetivo traçado.

Saiba mais:
http://www.salves.com.br/virtua/comverbn-verb.html

domingo, 5 de junho de 2011

Regras para elaboração de Carta Comercial

A carta comercial, é um documento com objetivo de se fazer uma comunicação comercial, empresarial.

A redação comercial tem como características:

a) clareza: o texto deve ser claro e ser objetivo, como forma de evitar várias interpretações, o que prejudica os comunicados e negócios.

b) estética: a fim de causar boa impressão, o texto deve estar bem organizado e dentro da estruturação cabível. Não pode haver rasuras .

c) linguagem: seja conciso e objetivo: passe as informações necessárias, . Seja impessoal, ou seja, não faça uso da subjetividade e de sentimentalismo. E por fim, escreva com simplicidade, mas observando a norma culta da língua.

Como fazer uma carta comercial?
1º passo: O papel deve ter o timbre e/ou cabeçalho, com as informações necessárias (nome, endereço, logotipo da empresa). Normalmente, já vem impresso.

2º passo: Coloque o nome da localidade e data à esquerda e abaixo do timbre. Coloque vírgula depois do nome da cidade! O mês deve vir em letra minúscula, o ano dever vir junto (2008), sem ponto ou espaço. Use ponto final após a data.

3º passo: Escreva o nome e o endereço do destinatário à esquerda e abaixo da localidade e data.

4º passo: Coloque um vocativo impessoal: Prezado(s) Senhor(Senhores), Caro cliente, Senhor diretor, Senhor Gerente, etc.

5º passo: Inicie o texto fazendo referência ao assunto, tais como: “Com relação a...”, “Em atenção à carta enviada..”, “Em atenção ao anúncio publicado...”, “Atendendo à solicitação...”, “Em cumprimento a...”, “Com relação ao pedido...”, “Solicito que...”, “Confirmamos o recebimento”, dentre outras.

Observação: Evite iniciar com “Através desta”, “Solicito através desta”, “Pela presente” e similares, pois são expressões pleonásticas, uma vez que está claro que o meio de comunicação adotado é a carta.

6º passo: Exponha o texto, como dito anteriormente, de forma clara e objetiva. Pode-se fazer abreviações do pronome de tratamento ao referir-se ao destinatário: V.Sª.; V. Exa.; Exmo.; Sr.; etc.

7º passo: Corresponde ao fecho da carta, o qual é o encerramento da mesma. Despeça-se em tom amigável: Cordialmente, Atenciosamente, Respeitosamente, Com elevado apreço, Saudações cordiais, etc.



Bibliografia :
http://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?pagina=1&idarea=39&idmodelo=7079

http://www.youblisher.com/p/66078-teste/

http://www.brasilescola.com/redacao/carta-comercial.htm